logo

cadeado

 
Alexander Zhebit

Alexander Zhebit

Formado em Letras (tradução Inglês - Português) pela Universidade Lingüística Estatal de Moscou (1973), doutor (1985) e livre-docente (1989) em História de Relações Internacionais e Política Externa pela Academia Diplomática do Ministério das Relações Exteriores da Rússia. Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro na área de Estudos de Relações Internacionais (CFCH/UFRJ). Área de Política Internacional, com ênfase em Relações Internacionais, Bilaterais e Multilaterais, atuando principalmente nos seguintes temas: história de relações internacionais, política internacional, ordem mundial, história de política externa, política externa da Rússia, BRICS, terrorismo internacional, segurança global e regional, democratização e educação. Orientador de doutorado e mestrado no Programa de pós-graduação em história comparada do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Membro do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

E-mail: alex@cfch.ufrj.br

Currículo Lattes

Temas de orientação

História de Relações internacionais. Política Internacional Comparada. Estudos da Ordem Internacional. Políticas externas de países estrangeiros.

 
André Leonardo Chevitarese

André Leonardo Chevitarese

É graduado em História pela UFRJ. O seu Mestrado (em História Social) também se deu na mesma universidade, enquanto que o seu Doutorado (em Antropologia Social) foi feito na USP. É Professor Associado do Instituto de História da UFRJ, atuando no Programa de Pós-Graduação em História Comparada. Tem se voltado para o estudo das experiências religiosas, em particular, na área de Cristianismo.

E-mail: andrechevitarese@yahoo.com.br

Currículo Lattes

Temas de orientação

História das Religiões Politeístas Mediterrânicas. História das Religiões Monoteístas (Judaica e Cristã). História das Religiões Contemporâneas. Jesus Histórico e suas Recepções. História e Cinema (com ênfase na temática religiosa).

 
Andréia Cristina Lopes Frazão da Silva

Andréia Cristina Lopes Frazão da Silva

Andreia Cristina Lopes Frazão da Silva concluiu o doutorado em Historia Social pela UFRJ em 1996. É Professora Titular do Instituto de História da UFRJ, atuando no PPGHC. Com a professora Leila Rodrigues da Silva, é coordenadora do Programa de Estudos Medievais (Pem) da UFRJ. É autora de artigos publicados em periódicos especializados, de trabalhos completos em anais de eventos, de capítulos de livros e de livros, entre obras de sua autoria ou organizadas. Possui ampla produção técnica. Orienta teses de doutorado, dissertações de mestrado, pesquisas de iniciação cientifica, bolsistas de extensão e trabalhos de conclusão de curso de graduação. Atua na área de historia medieval, com ênfase em Historia Comparada e Estudos de Gênero Pós-estruturalistas. Suas principais temáticas de pesquisa são a hagiografia medieval, o fenômeno da santidade, a Igreja papal, as práticas da religiosidade, a espiritualidade laica, os discursos de gênero e os centros de produção intelectual, privilegiando como recorte espaço-temporal as penínsulas ibérica e itálica nos séculos XI ao XIII.

E-mail: andreiafrazao@terra.com.br

Currículo lattes

Temas de orientação

Igreja Papal, Produção Hagiográfica, Escolas, Fenômeno da Santidade, Vida Religiosa, Manifestações da Religiosidade, Textos normativos e Saberes sobre a Diferença Sexual nos séculos XI ao XIII, nas Penínsulas Ibérica e Itálica.

 
Anita Leocádia Prestes

Anita Leocádia Prestes

Possui graduação em Escola Nacional de Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1964), mestrado em Escola Nacional de Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1966), doutorado em Economia Política pelo Instituto de Ciências Sociais(1975) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense(1989). Atualmente é Revisor de periódico da Revista de História Comparada, Membro de corpo editorial da Revista de História Comparada, Membro de corpo editorial da Revista do CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas / U, Membro de corpo editorial da Crítica Marxista (São Paulo), Revisor de periódico da Revista de história comparada (UFRJ) e Membro de corpo editorial da Novos Temas. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil. Atuando principalmente nos seguintes temas:Coluna Prestes, Luiz Carlos Prestes, Tenentismo, Militares, Liberalismo.

E-mail: anitaprestes@superig.com.br

Currículo Lattes

Temas de orientação

História do PCB: Tenentismo (anos 20 e 30). Anos 20 a 50 no Brasil: Sociedade e Política, Revolução de 30, Movimento Operário no Brasil e Anarquismo no Brasil. Processos de Formação do Poder Político. Processos de Resistência Política. Estratégias de Poder.

 
Beatriz Juana Isabel Bissio Staricco Neiva Moreira

Beatriz Juana Isabel Bissio Staricco Neiva Moreira

Professora Adjunta do Depto. de Ciência Política do IFCS/UFRJ. Doutora em História (Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.) Título da pesquisa: Percepções do espaço no Medievo Islâmico. O exemplo de Ibn Khaldun e Ibn Battuta. Indicada para o Prêmio ANPUH 2010 pelo PPGH/UFF e publicada pela Editora Civilização Brasileira com o título "O mundo falava árabe". Graduada em Ciências Sociais pela PUC/RJ. Teve longa atuação como jornalista no terreno internacional, como correspondente de vários meios de comunicação latino-americanos e como fundadora, diretora e editora das revistas Cadernos do Terceiro Mundo (1974-2006), Ecologia e Desenvolvimento (1991-2006) e Revista do Mercosul (1992-2006). Percorreu, ao longo de três décadas, a América Latina, África e Ásia (em particular o Oriente Médio), e fez a cobertura de momentos marcantes da história contemporânea como a guerra de libertação e a independência de Angola e Moçambique, a luta contra o apartheid na África do Sul, o conflito árabe-israelense, a guerra no Líbano, a questão do Iraque, as Conferências do Movimento Não Alinhado e da ONU (Beijing sobre a Mulher, etc). Uruguaia, naturalizada brasileira, morou na Argentina, Peru, México e Portugal. Consultora em Relações Internacionais (foi a Coord. do Comitê de Relações Internacionais do Governo do Maranhão, na gestão do Dr. Jackson Lago 2007-2009 e responsável das articulações dos projetos de cooperação junto ao Itamaraty). Preside o Espaço Cultural "Diálogos do Sul". Prêmio Vladimir Herzog e Golfinho de Ouro 2000 de Jornalismo. Medalha da Vitória, concedida pelo Ministro da Defesa, Celso Amorim (Portaria N. 1.275/MD 29/04/2013).

E-mail: bbissio@gmail.com

Currículo Lattes

 

Temas de orientação

 Séculos XIX e XX no Oriente Médio e África: História e Sociedade; O legado de Bandung e o Movimento Não Alinhado: História e vigência das suas propostas; O Islã na história e o Islã contemporâneo: Pensamento e ação política; As Relações Sul-Sul e o novo sistema mundial; Papel da mídia no cenário político contemporâneo.

 
Bruno Sciberras de Carvalho

Bruno Sciberras de Carvalho

Professor adjunto do depto. de Ciência Política da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor do Programa de Pós-Graduação em História Comparada (PPGHC-UFRJ). Coordenador do Núcleo de Estudos em Teoria Política (NUTEP-IFCS). Possui graduação em Ciências Sociais pela UFRJ, mestrado e doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo IUPERJ. Autor do livro "A Escolha Racional como Teoria Social e Política: uma interpretação crítica". Tem experiência na área de Ciência Política e Sociologia, com ênfase em teoria política e social, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria política, teoria social, cultura e poder.

Currículo Lattes

Temas de orientação

Identidades culturais, movimentos sociais, história do pensamento, história dos conceitos.

 
Daniel Brasil Justi

Daniel Brasil Justi

Professor Adjunto da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, no Campus do Instituto de Estudos do Trópico Úmido - Xinguara. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em História Comparada do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenador do Laboratório de História das Experiências Religiosas do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenador e Professor da Pós-Graduação Lato Sensu em História do Cristianismo no Centro Universitário Augusto Mota (Unisuam). Pós Doutor em História pelo Programa de Pós-Graduação em História Comparada do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós Doutor em Arqueologia pelo Programa de Pós-Graduação em Arqueologia do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutor em História pelo Programa de Pós-Graduação em História Comparada do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Graduado em História pelo Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialista em Estudos de Novo Testamento pela Faculdade Batista de Teologia. Graduado em Teologia pela Faculdade Batista de Teologia. Tem experiência na área de História, com ênfase em educação e ensino de história, teoria e epistemologia da história, história antiga e história das religiões.

E-mail: daniel_justi@hotmail.com

Currículo Lattes

Temas de orientação

Ensino de História; Epistemologia, Teoria e Método na História; História das Religiões; Estudos Interdisciplinares.

 
Débora El Jaick Andrade

Débora El Jaick Andrade

Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense. É Professora Adjunta da área de Teoria e Metodologia da História na Universidade Federal Fluminense -RJ (UFF), desde 2010. Tem experiência na área de História Contemporânea e Brasil Império, com ênfase em Teoria da História, Metodologia e Historiografia. É coordenadora do Laboratório de História Política e Cultura (UFF) e membro do Laboratório de Pesquisas em Teoria da História e Interdisciplinaridades (UFRRJ). Atualmente é professora colaboradora do Programa de Pós Graduação em História Comparada (UFRJ). Pesquisa os temas intelectuais, imprensa,história da leitura,literatura, teoria da história, historiografia e Romantismo, pensamento social do século XIX, manifestações culturais e artísticas, comunicação e cultura de massa.

E-mail: debandrade.andrade54@gmail.com

Currículo Lattes

Temas de orientação

Teoria da história e historiografia; História intelectual; História social da imprensa; Brasil Império; Pensamento social e político no século XIX; Teorias culturais contemporâneas; História cultural e manifestações artísticas; História, literatura, leitura e oralidade; Resistências e conflitos culturais.

 
Deivid Valério Gaia

Deivid Valério Gaia

Deivid Valério Gaia é Professor de História da antiguidade romana no Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (desde 2014). É professor permanente do Programa de Pós Graduação em Letras Clássicas da UFRJ. Foi antigo professor de História Antiga das Universidades Federais de Pelotas e do Pampa (de 2010 a 2014). Em 2013, concluiu seu doutorado em História econômica e social pela École des Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS) e em História Social pela (USP), sob a orientação de Jean-Michel Carrié e de Norberto Guarinello e coorientação de Jean Andreau. Em 2009, concluiu seu mestrado em História Econômica e Social pela EHESS, sob a orientação de Jean Andreau. Em 2007, concluiu a graduação em História pela Universidade de Paris VIII (com diplomas revalidados pela USP). Em 2003, iniciou seus estudos em História na Universidade Estadual de Maringá, sob a orientação de Renata B. Venturini. Atualmente, é coordenador de Licenciatura do Instituto de História da UFRJ (desde 2016), é coordenador da área de História Antiga da UFRJ (desde 2014) e do Laboratório de História Antiga - LHIA (desde 2014). É membro do Laboratório de Estudos sobre o Império Romano (LEIR/USP) e do Espaço Interdisciplinar de estudos da Antiguidade (ATRIUM/UFRJ). Desenvolve seu projeto de pesquisa e extensão sobre História econômica e social do mundo romano, entre os séculos III a.C. e VI d.C. Além de História econômica e social, também orienta, no quadro das atividades do Laboratório de História Antiga da UFRJ, pesquisadas ligadas à antropologia, gênero, história da arte, do direito, da cultura, das religiosidades e militar do mundo romano.

E-mail: dvgaia@hotmail.com

Currículo Lattes

Temas de orientação

História Antiga Romana: República, Império e Antiguidade tardia; Economia e sociedade do Mediterrâneo Antigo: historiografia, literatura, epigrafia, numismática e direito; História econômica e social: instituições, poder, prática e discurso.

 
Dilton Cândido Santos Maynard

Dilton Cândido Santos Maynard

Possui graduação em Licenciatura Plena Em História pela Universidade Federal de Sergipe (1999), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe (2002), doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2008) e Pós-Doutorado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Professor colaborador no Programa de Pós-graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC/UFRJ). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFS (PPGED/UFS). Tutor do Programa de Educação Editorial (PET História). Pesquisador Visitante na Universidade de Pernambuco (UPE) apoiado pela FACEPE. Membro da Câmara Básica e da Câmara Superior de Assessoramento Técnico e Avaliação da Fundação de Amparo à Pesquisa e à Inovação do Estado de Sergipe - FAPITEC. Participou como Avaliador do Processo de Avaliação no PNLD (2010,2011, 2012, 2013) e foi Coordenador Adjunto (2014 E 2015). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Tempo Presente, atuando principalmente nos seguintes temas: tempo presente, memória, cibercultura, cotidiano, extremismos e internet.

E-mail: dilton@getempo.org

Currículo Lattes

Temas de orientação

História e Cibercultura; História Digital; Ciberativismo; Intolerância nos séculos XX e XXI; Movimentos de Extrema-Direita;  Movimentos políticos na América do Sul; Segunda Guerra Mundial.

 
Fábio de Souza Lessa

Fábio de Souza Lessa

Possui Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, vinculado ao Laboratório de História Antiga e ao Programa de Pós-Graduação em História Comparada (PPGHC) do Instituto de História da UFRJ e ao Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas (PPGLC) da Faculdade de Letras da UFRJ. Integra os seguintes Grupos de Pesquisa: Laboratório de História Antiga (UFRJ), Sport: Laboratório de História do Esporte e do Lazer (UFRJ), Núcleo de Estudos de Representações e de Imagens da Antiguidade (UFF), ATRIUM - Espaço Interdisciplinar de Estudos da Antiguidade (UFRJ) e ARCHAI: As Origens do pensamento Ocidental (UnB). É membro colaborador do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra. Tem experiência na área de História, com ênfase em Grécia Antiga, atuando principalmente nos seguintes temas: História do Gênero e Relações de Poder, Feminino e Masculino em Atenas, Construção de Identidades e Alteridades na Pólis, Práticas Corporais Gregas e Práticas Esportivas na Grécia Antiga. Foi o primeiro diretor do Instituto de História da UFRJ, no período de janeiro de 2011 a julho de 2016. É editor da Revista Phoînix do Laboratório de História Antiga da UFRJ.

E-mail: fslessa@uol.com.br

Currículo lattes

 

Temas de Orientação

Sociedade e Cultura na Grécia Antiga. Relações de Gênero. Práticas Corporais no Mundo Antigo Grego. Historiografia Antiga. Mito e Religião Gregos.

Possui Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, vinculado ao Laboratório de História Antiga e ao Programa de Pós-Graduação em História Comparada (PPGHC) do Instituto de História da UFRJ e ao Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas (PPGLC) da Faculdade de Letras da UFRJ. Integra os seguintes Grupos de Pesquisa: Laboratório de História Antiga (UFRJ), Sport: Laboratório de História do Esporte e do Lazer (UFRJ), Núcleo de Estudos de Representações e de Imagens da Antiguidade (UFF), ATRIUM - Espaço Interdisciplinar de Estudos da Antiguidade (UFRJ) e ARCHAI: As Origens do pensamento Ocidental (UnB). É membro colaborador do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra. Tem experiência na área de História, com ênfase em Grécia Antiga, atuando principalmente nos seguintes temas: História do Gênero e Relações de Poder, Feminino e Masculino em Atenas, Construção de Identidades e Alteridades na Pólis, Práticas Corporais Gregas e Práticas Esportivas na Grécia Antiga. Foi o primeiro diretor do Instituto de História da UFRJ, no período de janeiro de 2011 a julho de 2016. É editor da Revista Phoînix do Laboratório de História Antiga da UFRJ.
 
Fernando Luiz Vale Castro

Fernando Luiz Vale Castro

Professor Adjunto de História da América da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Pós-Graduação em História Social (PPGHIS), desenvolvendo pesquisa sobre intelectuais latino- americanos que pensaram projetos nacionais e continentais nas últimas décadas do século XIX e nas primeiras do século XX, com destaque para as diferentes formulações sobre o conceito de raça. Pesquisador do PEA (Programa de Estudos Americanos) da UFRJ. Graduado, Bacharelado e Licenciatura, em História pela Universidade Federal Fluminense em 1996, com mestrado em História Social pela mesma Universidade em 2001. Doutor em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 2007.

E-mail: valecastroufrj@gmail.com

Currículo Lattes

 

Temas de orientação

 

 
Flávio dos Santos Gomes

Flávio dos Santos Gomes

Possui licenciatura em Historia pela UERJ (1990), bacharelado em Ciências Sociais pela UFRJ (1990), mestrado em História Social do Trabalho (1993) e doutorado em História Social (1997), ambas pela Unicamp. Atua como professor dos programas de pós-graduação em Arqueologia (Museu Nacional/UFRJ), História Comparada (UFRJ) e História (UFBA). Tem publicado livros, coletâneas e artigos em periódicos nacionais e estrangeiros, atuando na área de Brasil colonial e pós-colonial, escravidão, amazônia, fronteiras e campesinato negro. Em 2009 obteve a John Simon Guggenheim Foundation Fellowship. É atualmente pesquisador Cientista do Nosso Estado da FAPERJ. Desenvolve pesquisas em história comparada, cultura material, escravidão e pós-emancipação no Brasil, América Latina e Caribe, especialmente Venezuela, Colômbia, Guiana Francesa e Cuba. Atua no Laboratório de Estudos de História Atlântica das sociedades coloniais e pós-coloniais (LEHA) do Instituto de História da UFRJ.

E-mail: escravo@prolink.com.br

Currículo Lattes

Temas de orientação

Escravidão. Campesinato. Pós-emancipação. Fronteiras.

 
Ivo Jose de Aquino Coser

Ivo Jose de Aquino Coser

Possui licenciatura em História pela Universidade Federal Fluminense (1990), mestrado em Ciência Política pela Sociedade Brasileira de Instrução - SBI/IUPERJ (1994) e doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pela Sociedade Brasileira de Instrução - SBI/IUPERJ (2006). Leciona Pensamento Político Brasileiro no Programa de Pós-Graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professor adjunto no Departamento de Ciência Política da UFRJ. Membro do Núcleo de Teoria Política da UFRJ (NUTEP).Tem experiência na área de Ciência Política, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria Política Contemporânea, Representação Política História dos Conceitos e Pensamento Político brasileiro. Sua tese de doutorado recebeu o prêmio IUPERJ de Tese de doutrado em Ciência Política em 2007.É autor do livro Visconde do Uruguai: centralização e federalismo no Brasil 1823-1866.Editora UFMG/IUPERJ,2008.Publicou em vários periódicos tais como Brazilian Political Science Review, Revista Brasileira de Ciências Sociais e Revista Dados.

E-mail: ivocoser@bol.com.br

Currículo Lattes

Temas de orientação

Instituições Políticas Brasileiras: Império e República. Transição do Regime Autoritário para a Democracia na América Latina. Pensamento Político Brasileiro. Teoria Política Contemporânea. História dos Conceitos.

 
Jorge Victor de Araújo Souza

Jorge Victor de Araújo Souza

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2011). É professor de História da América Colonial na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Participa de três grupos de pesquisa cadastrados no CNPq. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da América portuguesa e espanhola e História Moderna, atuando principalmente nos seguintes temas: Representação dos conhecimentos e das ciências; Inserção social e expansão territorial de ordens religiosas no período moderno; representações iconográficas da expansão ultramarina; saberes nas Américas. É docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (UFRJ) e membro titular do Comitê de Ética em Pesquisa do CFCH da UFRJ para área de Ciências Humanas desde novembro de 2015.

E-mail: jvictoraraujos@gmail.com

Currículo Lattes

 

Temas de orientação

Representação dos conhecimentos e das ciências; Inserção social e expansão territorial de ordens religiosas no período moderno; representações iconográficas da expansão ultramarina; saberes nas Américas.

 
José Costa D'Assunção Barros

José Costa D'Assunção Barros

Possui doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (1999), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1994), graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), graduação em Música (Composição Musical) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989). Professor Adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Na área de História, tem atuado principalmente com temáticas ligadas às seguintes áreas: Historiografia, Teoria da História, Metodologia da História, História Cultural, História da Arte, Cinema-História. Na área de Música, tem desenvolvido pesquisas na área de Musicologia Histórica e História da Música. Publicou 15 livros e cerca de cem artigos, vinte e dois dos quais em revistas internacionais. Entre os livros publicados, destacam-se: "O Campo da História", "Cidade e História ", "O Projeto de Pesquisa em História", "Raízes da Música Brasileira", "Teoria da História", em cinco volumes, e "A Construção Social da Cor" (os dois primeiros foram traduzidos para o Espanhol e publicados no exterior). Organizou dois livros coletivos ("Cinema-História" e "Espacialidades - espaço e cultura na História"). Participa do Conselho Consultivo ou do corpo de pareceristas de vários periódicos acadêmicos. É filiado ao laboratório de pesquisas Pluralitas.

E-mail: jose.d.assun@globomail.com

Currículo Lattes

Temas de orientação 

História da Arte (Música, Cinema, Teatro, Pintura, Literatura, Arquitetura). Teoria da História e Historiografia. Desigualdades sociais e diferenças. Memória. Relações entre discurso e poder. História Intelectual. História das formas de poder e dominação.

 
Leila Rodrigues da Silva

Leila Rodrigues da Silva

Concluiu o doutorado em Historia Social pela UFRJ em 1996. Atualmente é professora Titular do Instituto de História da UFRJ, atuando na graduação e na Pós-graduação. Possui publicações e orienta monografias, dissertações e teses relacionadas à produção intelectual eclesiástica nos reinos romano-germânicos, foco das suas pesquisas. Integra, desde fevereiro de 2014, a coordenação colegiada do Programa de Pós-graduação em História Comparada. É, juntamente com a professora Andréia Cristina Lopes Frazão da Silva, coordenadora do Programa de Estudos Medievais.

E-mail: leilarodrigues@ufrj.br

Currículo Lattes

Temas para orientação

Produção Intelectual Eclesiástica nos Reinos Romano-Germânicos. Relações de Poder nos Reinos Romano-Germânicos. Religião e Religiosidade na Alta Idade Média.

 
Maria Regina Candido

Maria Regina Candido

Possui Doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) com estágio na EFA: Escola Francesa de Atenas/Grécia e Mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) . Atualmente é Professor Associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ, coordenadora do Núcleo de Estudos da Antiguidade/NEA/UERJ (P.710/SR-3) e coordenadora do Curso de Especialização de História Antiga e Medieval da UERJ (Lato Senso). Atua junto ao programa de Pós Graduação da História Comparada/UFRJ e da Pós-Graduação de História da UERJ. Tem experiência na área de História, Filosofia , Antropologia e Arqueologia com ênfase em sociedades antigas grega e romana. Interage com a área de Teoria e Metodologia na construção do conhecimento em História aplicados principalmente nos temas sobre: rituais, práticas mágicas, análise do discursos, praticas sociais, politica e na recepção dos estudos clássicos junto ao "Iluministas do sec XVIII". Atua ativamente na área de orientação de alunos de graduação e da pós-graduação, recebendo, inclusive premiação PIBIC/UERJ, Moção de Honra e Reconhecimento da ALERJ. Membro da Society for Historical Archaeology - SHA/USA.

E-mail: medeiacandido@uol.com.br

Currículo Lattes

Temas de orientação

Formas de Representação Discursiva Textual e Imagética relativa à Religião. Mito e Magia nas Antiguidades Clássica e Helenística.

 
Monica Esmeralda Bruckmann Maynetto

Monica Esmeralda Bruckmann Maynetto

Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Bacharel em Ciências Sociais. É Professora do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Diretora de Pesquisa da Cátedra e Rede da UNESCO sobre Economia Global e Desenvolvimento Sustentável ? REGGEN, Coordenadora do grupo de Trabalho Geopolítica, integração regional e sistema mundial do Conselho Latinoamericano e Caribenho de Ciências Sociais-CLACSO, Presidente da Agência Latinoamericana de Informação-ALAI, membro permanente do claustro de orientadores de doutorado de administração da Universidade Nacional Autônoma do México-UNAM e pesquisadora da Rede de Estudos de Economia Mundial ? REDEM, com sede na Universidade de Puebla-México. Foi assessora da Secretaria Geral da União de Nações Sulamericanas (UNASUL) e Diretora do Instituto de Pesquisa Social Perúmundo (Lima) . Seu livro "Dialética e imprensa revolucionária em José Carlos Mariátegui" foi traduzido ao mandarim e publicado recentemente pela editora da Academia Chinesa de Ciências Sociais. Seu último livro "Recursos naturales y la geopolítica de la integración sudamericana" foi publicado em espanhol no Peru, Equador, Venezuela, Argentina e Bolivia e atualmente se prepara a edição em português e inglês. Colaborou com jornais e revistas entre os quais destaca o jornal francês Le Monde Diplomatique. Seus trabalhos foram traduzidos para o espanhol, inglês, português, francês, alemão, italiano, árabe, coreano, búlgaro, russo, holandês, esperanto, japonês, norueguês, polonês, servo-croata, crioulo, e chinês.

E-mail: monicabruckmann@gmail.com

Currículo Lattes

Temas de orientação

Pensamento social e marxismo latinoamericano; Processos sociais e políticos na América Latina: Estado e democracia, territórios e conflito social, Estados pluri-nacionais, militarização; Geopolítica, sistema mundial e integração regional; Recursos naturais, desenvolvimento e soberania.

 

 
Paulo Duarte Silva

Paulo Duarte Silva

Professor Adjunto A da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Membro do Programa de Pós-graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Mestre (2009) e Doutor (2014) pelo Programa de Pós-graduação em História Comparada da mesma instituição (PPGHC-UFRJ). Atuou como Professor substituto em História Medieval pela UFRJ em 2010. Entre julho e dezembro de 2013 atuou como Professor Horista da Fundação Getúlio Vargas; entre março e junho de 2014 atuou como Professor Substituto de História Medieval I na Universidade La Salle (Niterói-RJ). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Antiga e Medieval, atuando principalmente nos seguintes temas: Sermões e pregação medieval; Igreja Medieval; Calendário e festas cristãs; Concílios da Igreja Medieval; Idade Média e Medievalidade; Reinos Bárbaros/Romano-Germânicos do Ocidente.

E-mail: pauloduartexxi@hotmail.com

Currículo Lattes

Temas para orientação

O processo de fortalecimento da autoridade episcopal. Produção intelectual no Ocidente imperial e romanogermânico. Sermões e Pregação. Festas cristãs e calendário litúrgico.

 
Victor Andrade de Melo

Victor Andrade de Melo

É professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde atua no Programa de Pós-Graduação em História Comparada/Instituto de História e no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, onde tambem leciona na graduação. É professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos do Lazer/Universidade Federal de Minas Gerais. Realizou estudos de pós-doutorado em Teoria Crítica da Cultura, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (sob supervisão de Heloísa Buarque de Hollanda), e em História Social, na Universidade Federal Fluminense (sob supervisão de Daniel Aarão Reis). É bolsista de Produtividade de Pesquisa desde 2003 (atualmente nível 1D; 2014-2018). Foi agraciado com um auxílio Cientista de Nosso Estado/Faperj (2013-2016), depois de ter sido por duas vezes Jovem Cientista do Nosso Estado/Faperj (2003-2005; 2009/2011). É coordenador do Sport : Laboratório de História do Esporte e do Lazer (www.sport.historia.ufrj.br) e membro do Laboratório de Estudos da Educação do Corpo (Labec/UFRJ). Já coordenou projetos de caráter internacional (com recursos do Programa Prosul/CNPq, com países da América do Sul, e do Programa CPLP/CNPq, com países da África). Foi dirigente de entidades científicas nacionais (Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte e Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Estudos do Lazer) e internacionais (Red Iberoamericana de Animación Sociocultural e Fórum Permanente de Tiempo Libre y Recreación). As ênfases das suas pesquisas são: História do Esporte, da Educação Física, do Lazer e das Práticas Corporais; Estudos do Lazer e da Animação Cultural; e Estudos Culturais.

E-mail: victor.a.melo@uol.com.br

Currículo Lattes

Temas para orientação

História das Práticas Corporais Institucionalizadas (Esporte, Ginástica, Educação Física e Dança). História das Práticas de Lazer.

 
Wallace dos Santos de Moraes

Wallace dos Santos de Moraes

Possui bacharelado e licenciatura em História pela UFRJ; Pós-Graduação lato senso em História Contemporânea pela UFF; Mestrado e Doutorado em Ciência Política pelo antigo IUPERJ; Pós-Doutorado pela University of Florida Levin College of Law. Coordenador do grupo de pesquisa: “Observatório do Trabalho na América Latina”. Autor de vários livros e artigos científicos.

E-mail: wktmoraes@outlook.com

Currículo Lattes

 

Temas de orientação

História contemporânea: América Latina e Brasil. História política e social da Venezuela. Regulação trabalhista comparada na América Latina. Historiografia, teoria política e teoria social. História do anarquismo: ideias, movimentos e manifestações. Movimentos de contestação do século XXI. Revolta popular de 2013 no Brasil. Campanhas eleitorais e papel da mídia na formação da opinião pública. Análise política de governos e Estado no Brasil.