logo

cadeado

Código Disciplina Ementa

IHC 703

Obrigatória/ Mestrado

Seminário de Pesquisa: História Comparada das Instituições e formas políticas

A disciplina visa constituir-se como um campo de experimentação comparada em torno da pesquisa de processos históricos de diferenciação social, pelos quais pessoas e grupos são investidos cotidianamente e posicionados hierarquicamente, devido às diferenças de sexo, gênero, raça, etnia, religião, econômicas, etc.

IHC 702

Obrigatória/ Mestrado

Seminário de Pesquisa: História Comparada das Formas Narrativas A disciplina visa constituir-se como um campo de experimentação comparada em torno da abordagem de processos históricos de produção, circulação e recepção de diferentes narrativas, textuais e imagéticas. Discussão de objetos, teorias, conceitos e métodos adequados ao estudo comparado das narrativas.

IHC 716

Disciplinas Optativas (Escolha Condicionada)/ Mestrado

Seminário de pesquisa 1 Revisão do projeto de pesquisa, dando especial destaque à problemática, ao quadro teórico-metodológico e à revisão bibliográfica.

IHC 717

Disciplinas Optativas (Escolha Condicionada)/ Mestrado

Seminário de pesquisa 2 Preparação para o Exame de Qualificação, com o desenvolvimento das etapas iniciais da pesquisa e redação das primeiras conclusões parciais.

IHC 718

Disciplinas Optativas (Escolha Condicionada)/ Mestrado

Seminário de pesquisa 3

Revisão das primeiras conclusões face ao exame de Qualificação. Continuidade do desenvolvimento da pesquisa.

IHC 719

Disciplinas Optativas (Escolha Condicionada)/ Mestrado

Seminário de pesquisa 4

Redação e revisão da Dissertação de Mestrado

IHC 802

(Escolha Condicionada)/ Mestrado e Doutorado

Tópicos de Instituições e Sociedade

As instituições, em suas diversas formas – políticas, econômicas, sociais, culturais. As diferentes formas de dominação. As diversas instâncias mediadoras e reguladoras de tensões e conflitos. As resistências, as táticas e as subversões. As negociações, os consensos e os pactos.

IHC 803

(Escolha Condicionada)/ Mestrado e Doutorado

Tópicos de Formas Políticas e Formações Sociais

Processos históricos de institucionalização de poderes, saberes, grupos e identidades. Análise de conceitos e noções que definem “poder”. Discussão de formas históricas do exercício do poder político em sua relação com a sociedade.

IHC 804

(Escolha Condicionada)/ Mestrado e Doutorado

Tópicos de História das Religiões e Religiosidades

Os cultos, credos, ritos e simbolismos religiosos em suas relações com a sociedade. Relações de poder e religião. Práticas e concepções religiosas nos mais diferentes contextos históricos. Práticas, discursos e narrativas constituintes do campo religioso e instauradoras das diferenças entre o sagrado e o profano em conjunturas variadas. A problemática dos estudos históricos da religião em perspectiva multidisciplinar, valorizando o diálogo entre a História, a Arqueologia, as Ciências Sociais, a Teologia e a Filosofia.

IHC 805

(Escolha Condicionada)/ Mestrado e Doutorado

Tópicos de Defesa e Relações Internacionais

O comparativismo na história das relações internacionais. A sociedade internacional. Análises comparadas de variadas fases da sociedade internacional, em distintos espaços e períodos: das conjunturas de guerra e paz, das instituições políticas, das formas de poder e das estratégias de segurança e defesa. A comparação de instituições políticas, formas de poder, segurança e defesa no âmbito das ordens internacionais. Conceitos da ordem internacional e da pax. Problemas da guerra e de paz no contexto de diferentes espaços e períodos históricos.

IHC 806

(Escolha Condicionada)/ Mestrado e Doutorado

Tópicos de Escravidão e Pós-Emancipação nas Américas A produção historiográfica e os métodos aplicados ao estudo da Escravidão e do Campesinato. As formas de produção e as forças de trabalho. As tensões, os confrontos e as respostas das sociedades face à escravidão e ao campesinato. Relações entre trabalho, poder e escravidão. Comparações das conexões entre instituições, formas políticas, estruturas econômicas e experiências cotidianas de trabalho em distintas sociedades.

IHC 807

(Escolha Condicionada)/ Mestrado e Doutorado

Tópicos de Poder e Sistemas Culturais Estudo comparativo das formas de dominação e resistência e dos processos de interação e transformação de culturas em diferentes contextos históricos. Análise dos estudos teóricos que discutem as formas difusas de imposição de identidades culturais na dimensão social ou individual, por meio de projetos institucionais ou coerções da "norma" (doxa, senso comum, normalização, habitus).

IHC 809

(Escolha Condicionada)/ Mestrado e Doutorado

Tópicos de História, Linguagens e Narrativas As diferentes formas narrativas, as correntes de pensamento e as formações discursivas produzidas em seus processos de transmissão e circulação. A formação, circulação e transmissão das linguagens em diferentes períodos históricos e espaços. Os conceitos oriundos dos diversos campos do conhecimento na análise das linguagens e das narrativas, como o cinema, a música, as artes plásticas, a literatura, etc. Reflexões teóricas e análise da produção historiográfica sobre as diferentes modalidades narrativas e linguagens.

IHC 810

(Escolha Condicionada)/ Mestrado e Doutorado

Tópicos de Práticas Corporais e Identidade As práticas corporais institucionalizadas (esporte, ginástica, educação física, dança, capoeira, entre outras) e não institucionalizadas (a alimentação, as relações sexuais, os cuidados com a aparência e a saúde, a reprodução, etc. e a sua relação com a construção de identidades (nacionais, de gênero, étnicas, entre outras).

IHC 811

(Escolha Condicionada)/ Mestrado e Doutorado

Tópicos de História das Relações de Gênero As categorias de análise, métodos e técnicas aplicadas aos estudos multifocais de gênero. Os processos históricos de construção de saberes, identidades e subjetividades genderificadas. Desconstrução das linhas divisórias ou divisões institucionalizadas de gênero, que se reproduzem no discurso da própria História e da estrutura científica como um todo.

IHC 812

(Escolha Condicionada)/ Mestrado e Doutorado

Tópicos de Pesquisa do Sagrado, Discurso e Práticas Políticas Debate sobre as práticas, discursos e narrativas constituintes do campo religioso e instauradoras das diferenças entre o sagrado e o profano em diferentes conjunturas em perspectiva comparada. Reflexões teóricas sobre a problemática dos estudos históricos da religião em perspectiva multidisciplinar, valorizando o diálogo entre a história, a arqueologia, as ciências sociais, a teologia e a filosofia.

Estamos em processo de reformulação curricular.