InteriorIFCS1080

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Alexander Zhebit

Alexander Zhebit

Doutor e livre-docente em História de Relações Internacionais. Professor Associado na área de Estudos de Relações Internacionais. Orientador no Programa de pós-graduação em História Comparada do Instituto de História, professor do Curso de Relações Internacionais do Instituto de Relações Internacionais e Defesa. Membro e professor do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos do Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Coordenador do Grupo de Pesquisa de Política Internacional, do Laboratório de Estudos dos Países do Cáucaso e editor da revista "Cadernos do Cáucaso".

E-mail: alex@cfch.ufrj.br

Currículo Lattes

Temas de orientação

História de Relações internacionais. Defesa Nacional e Segurança Internacional. Política Internacional Comparada. Direito Humanitário. Direitos Humanos em Conflitos Internacionais. Estudos de Problemas Globais.

 
André Leonardo Chevitarese

André Leonardo Chevitarese

É graduado em História pela UFRJ. O seu Mestrado (em História Social) também se deu na mesma universidade, enquanto que o seu Doutorado (em Antropologia Social) foi feito na USP. É Professor Associado do Instituto de História da UFRJ, atuando no Programa de Pós-Graduação em História Comparada. Tem se voltado para o estudo das experiências religiosas, em particular, na área de Cristianismo.

E-mail: andrechevitarese@yahoo.com.br

Currículo Lattes

Temas de orientação

História das Religiões Politeístas Mediterrânicas. História das Religiões Monoteístas (Judaica e Cristã). História das Religiões Contemporâneas. Jesus Histórico e suas Recepções. História e Cinema (com ênfase na temática religiosa).

 
Andréa Casa Nova Maia

Andréa Casa Nova Maia

Professora Associada de História do Brasil Republicano e História da Arte do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutora em História social da cultura pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Mestre e Licenciada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde realizou estágio pós-doutoral recentemente. Presidente da Associação Nacional de História Oral (ABHO-2020-2022) e Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em História Social da UFRJ (PPGHIS-2021-2022). Vice-presidente da Internacional Oral HIstory Association (IOHA- 2012-2014). Jovem Cientista do Nosso Estado - FAPERJ (2013-2015). Atua nos cursos de graduação em História e Ciências Sociais do Instituto de História e do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFRJ, bem como no Programa de Pós-Graduação em História Social (PPGHIS-UFRJ) e Programa de Pós-Graduação em História Comparada (PPGHC-UFRJ) lecionando e orientando teses e dissertações, bem como monografias e iniciação científica. Coordenadora do IMAM - GP-CNPq, Laboratório de Imagem, Memória, Arte e Metrópole, ativo desde 2010 (www.imam.historia.ufrj.br) e é pesquisadora associada do BR-PHCP/GP-CNPq, Brasil Republicano, Pesquisadores em História política e cultural, bem como do GP-CNPq Imprensa e circulação de ideias no século XIX e XX, além do LEHMT, GP-Cnpq: Laboratório de estudos históricos sobre o mundo do trabalho. É autora de: Apubh-20 anos. História Oral do Movimento Docente da UFMG. (APUBH, 1998), Nos Trilhos do Tempo - Memória ferroviária de Pedro Leopoldo (Mazza, 2003), Encontros e Despedidas: história de ferrovias e ferroviários de Minas Gerais (Argvmentvm, 2009), Lições do Tempo, Temas em História e Historiografia do Brasil Republicano (7 Letras, 2016), Russos em revista (Gramma, 2018), Waldir dos Santos, o sambista operário. História de uma mina de ouro no tempo de Vargas (Gramma, 2019); co-organizadora de Ética e Imagem (C/Arte, 2010), Outras Histórias: ensaios em História Social (Ponteio, 2012), Arquivo Pandemia volume 1 e volume 2 (Editora UFMG, 2020), organizadora de O Mundo do Trabalho nas páginas das revistas ilustradas (7Letras, 2015), História oral e Direito à Cidade (Letra & Voz, 2019), Recortes do Feminino - Cristais de memória e História de Mulheres nos arquivos do tempo (Ed.Telha, 2020), entre outros capítulos e artigos em revistas especializadas.

E-mail: andreacn.bh@gmail.com

Currículo Lattes

Temas para orientação

História social da cultura e do trabalho no Brasil republicano; história urbana, memória e relações de poder; história das representações e da cultura visual no Brasil e no mundo contemporâneo (relação entre imagem, memória, arte e metrópole); história oral, identidades e patrimônios intangíveis e/ou imateriais.

 
Andréia Cristina Lopes Frazão da Silva

Andréia Cristina Lopes Frazão da Silva

Andreia Cristina Lopes Frazão da Silva concluiu o doutorado em Historia Social pela UFRJ em 1996. É Professora Titular do Instituto de História da UFRJ, atuando no PPGHC. Com a professora Leila Rodrigues da Silva, é coordenadora do Programa de Estudos Medievais (Pem) da UFRJ. É autora de artigos publicados em periódicos especializados, de trabalhos completos em anais de eventos, de capítulos de livros e de livros, entre obras de sua autoria ou organizadas. Possui ampla produção técnica. Orienta teses de doutorado, dissertações de mestrado, pesquisas de iniciação cientifica, bolsistas de extensão e trabalhos de conclusão de curso de graduação. Atua na área de historia medieval, com ênfase em Historia Comparada e Estudos de Gênero Pós-estruturalistas. Suas principais temáticas de pesquisa são a hagiografia medieval, o fenômeno da santidade, a Igreja papal, as práticas da religiosidade, a espiritualidade laica, os discursos de gênero e os centros de produção intelectual, privilegiando como recorte espaço-temporal as penínsulas ibérica e itálica nos séculos XI ao XIII.

E-mail: andreiafrazao@terra.com.br

Currículo lattes

Temas de orientação

Igreja Papal, Produção Hagiográfica, Escolas, Fenômeno da Santidade, Vida Religiosa, Manifestações da Religiosidade, Textos normativos e Saberes sobre a Diferença Sexual nos séculos XI ao XIII, nas Penínsulas Ibérica e Itálica.

 
Anita Leocádia Prestes

Anita Leocádia Prestes

Possui graduação em Escola Nacional de Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1964), mestrado em Escola Nacional de Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1966), doutorado em Economia Política pelo Instituto de Ciências Sociais(1975) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense(1989). Atualmente é Revisor de periódico da Revista de História Comparada, Membro de corpo editorial da Revista de História Comparada, Membro de corpo editorial da Revista do CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas / U, Membro de corpo editorial da Crítica Marxista (São Paulo), Revisor de periódico da Revista de história comparada (UFRJ) e Membro de corpo editorial da Novos Temas. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil. Atuando principalmente nos seguintes temas:Coluna Prestes, Luiz Carlos Prestes, Tenentismo, Militares, Liberalismo.

E-mail: anitaprestes@superig.com.br

Currículo Lattes

Temas de orientação

História do PCB: Tenentismo (anos 20 e 30). Anos 20 a 50 no Brasil: Sociedade e Política, Revolução de 30, Movimento Operário no Brasil e Anarquismo no Brasil. Processos de Formação do Poder Político. Processos de Resistência Política. Estratégias de Poder.

 
Beatriz Juana Isabel Bissio Staricco Neiva Moreira

Beatriz Juana Isabel Bissio Staricco Neiva Moreira

Professora Adjunta do Depto. de Ciência Política do IFCS/UFRJ. Doutora em História (Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.) Título da pesquisa: Percepções do espaço no Medievo Islâmico. O exemplo de Ibn Khaldun e Ibn Battuta. Indicada para o Prêmio ANPUH 2010 pelo PPGH/UFF e publicada pela Editora Civilização Brasileira com o título "O mundo falava árabe". Graduada em Ciências Sociais pela PUC/RJ. Teve longa atuação como jornalista no terreno internacional, como correspondente de vários meios de comunicação latino-americanos e como fundadora, diretora e editora das revistas Cadernos do Terceiro Mundo (1974-2006), Ecologia e Desenvolvimento (1991-2006) e Revista do Mercosul (1992-2006). Percorreu, ao longo de três décadas, a América Latina, África e Ásia (em particular o Oriente Médio), e fez a cobertura de momentos marcantes da história contemporânea como a guerra de libertação e a independência de Angola e Moçambique, a luta contra o apartheid na África do Sul, o conflito árabe-israelense, a guerra no Líbano, a questão do Iraque, as Conferências do Movimento Não Alinhado e da ONU (Beijing sobre a Mulher, etc). Uruguaia, naturalizada brasileira, morou na Argentina, Peru, México e Portugal. Consultora em Relações Internacionais (foi a Coord. do Comitê de Relações Internacionais do Governo do Maranhão, na gestão do Dr. Jackson Lago 2007-2009 e responsável das articulações dos projetos de cooperação junto ao Itamaraty). Preside o Espaço Cultural "Diálogos do Sul". Prêmio Vladimir Herzog e Golfinho de Ouro 2000 de Jornalismo. Medalha da Vitória, concedida pelo Ministro da Defesa, Celso Amorim (Portaria N. 1.275/MD 29/04/2013).

E-mail: bbissio@gmail.com

Currículo Lattes

 

Temas de orientação

 Séculos XIX e XX no Oriente Médio e África: História e Sociedade; O legado de Bandung e o Movimento Não Alinhado: História e vigência das suas propostas; O Islã na história e o Islã contemporâneo: Pensamento e ação política; As Relações Sul-Sul e o novo sistema mundial; Papel da mídia no cenário político contemporâneo.

 
Bruno Sciberras de Carvalho

Bruno Sciberras de Carvalho

Professor adjunto do depto. de Ciência Política da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor do Programa de Pós-Graduação em História Comparada (PPGHC-UFRJ). Coordenador do Núcleo de Estudos em Teoria Política (NUTEP-IFCS). Possui graduação em Ciências Sociais pela UFRJ, mestrado e doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo IUPERJ. Autor do livro "A Escolha Racional como Teoria Social e Política: uma interpretação crítica". Tem experiência na área de Ciência Política e Sociologia, com ênfase em teoria política e social, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria política, teoria social, cultura e poder.

Currículo Lattes

Temas de orientação

Identidades culturais, movimentos sociais, história do pensamento, história dos conceitos.

 
Carlos Alberto Ivanir dos Santos

Carlos Alberto Ivanir dos Santos

Professor e orientador no Programa de Pós-graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pos-doutor em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC/UFRJ); em Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), do Laboratório de História das Experiências Religiosas (LHER-UFRJ) e Laboratório de Estudos de História Atlântica das sociedades coloniais pós coloniais (LEHA-UFRJ); Coordenador da Coordenadoria de Religiões Tradicionais Africanas, Afro-brasileiras, Racismo e Intolerância Religiosa (ERARIR/LHER/UFRJ); Conselheiro Estratégico do Centro de Articulações de População Marginalizada (CEAP); Interlocutor da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR); Conselheiro Consultivo do Cais do Valongo; Vice-presidente da América Latina no Conselho Internacional da Ancient Religion Societies of African Descendants International Council (ARSADIC), Nigéria. Tem experiência nas seguintes áreas: Educação Étnico-racial e questões africanas; Direitos Humanos e Cidadania; Relações Internacionais; Religiões tradicionais da África Ocidental e Afro-brasileiras.

E-mail: ivanirdossantos.academia@gmail.com

Currículo Lattes

Temas para orientação

Intolerância Religiosa no Brasil; Política, Sociedade, Cultura e Religião no Brasil; Direitos Humanos; Relações Etnico- raciais; Cultura popular no Brasil; História e Culturas Africanas.

 
Daniel Brasil Justi

Daniel Brasil Justi

Professor Adjunto da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Estudos do Trópico Úmido, Faculdade de História. Professor do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Estudos do Trópico Úmido, Faculdade de História. Pesquisador da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Estudos do Trópico Úmido, Faculdade de História, coordenando os laboratórios: (i) Laboratório de História e Arqueologia: as memórias e materialidades do tempo; (ii) Laboratório de Teoria, Metodologia e Prática do Ensino de História. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em História Comparada do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenador do Laboratório de História das Experiências Religiosas do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós Doutorado em História pelo Programa de Pós-Graduação em História Comparada do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós Doutorado em Arqueologia pelo Programa de Pós-Graduação em Arqueologia do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutor em História pelo Programa de Pós-Graduação em História Comparada do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Graduado em História pelo Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialista em Estudos de Novo Testamento pela Faculdade Batista de Teologia-RJ. Graduado em Teologia pela Faculdade Batista de Teologia-RJ. Tem experiência na área de História, com ênfase em educação e ensino de história, teoria e epistemologia da história, história antiga e história das religiões.

E-mail: danielbr@ufrj.br

Currículo Lattes

Temas de orientação

História Antiga. História das Religiões. Ensino de História. História e Arqueologia.

 
Daniel de Pinho Barreiros

Daniel de Pinho Barreiros

Daniel Barreiros é Professor Associado do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil, e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em História Comparada da UFRJ (PPGHC). É pesquisador do Laboratório de Ética e Poder Global (LABEPOG) do Núcleo de Bioética e Ética Aplicada da UFRJ. É doutor em História pela Universidade Federal Fluminense, Niterói, Brasil. É especialista ("lato sensu") em História das Relações Internacionais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e é alumni do Departamento de Estado Norte-Americano (Research Fellow - University of Delaware). É membro do Board of Trustees e Vice-Presidente da International Big History Association (IBHA) e líder do Grupo de Pesquisa em Grande História do NUBEA-UFRJ. Sua pesquisa centra-se na Big History do conflito e da cooperação, o que inclui geopolítica e análise de sistemas-mundo através de uma perspectiva da complexidade e da termodinâmica. Coordena o Grupo de Pesquisa em Grande História do NUBEA-UFRJ (www.labh-bighistory.org).

E-mail: daniel.barreiros@ie.ufrj.br

Currículo Lattes

Temas para orientação

Big History (perspectivas transdisciplinares entre História e Ciências Naturais), Estudos Macro-históricos e de Longa Duração, História Mundial / História Global, Análise de Sistemas-Mundo, Perspectivas comparativistas em História Econômica.

 
Débora El Jaick Andrade

Débora El Jaick Andrade

Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense. É Professora Adjunta da área de Teoria e Metodologia da História na Universidade Federal Fluminense -RJ (UFF), desde 2010. Tem experiência na área de História Contemporânea e Brasil Império, com ênfase em Teoria da História, Metodologia e Historiografia. É coordenadora do Laboratório de História Política e Cultura (UFF) e membro do Laboratório de Pesquisas em Teoria da História e Interdisciplinaridades (UFRRJ). Atualmente é professora colaboradora do Programa de Pós Graduação em História Comparada (UFRJ). Pesquisa os temas intelectuais, imprensa,história da leitura,literatura, teoria da história, historiografia e Romantismo, pensamento social do século XIX, manifestações culturais e artísticas, comunicação e cultura de massa.

E-mail: debandrade.andrade54@gmail.com

Currículo Lattes

Temas de orientação

Teoria da história e historiografia; História intelectual; História social da imprensa; Brasil Império; Pensamento social e político no século XIX; Teorias culturais contemporâneas; História cultural e manifestações artísticas; História, literatura, leitura e oralidade; Resistências e conflitos culturais.

 
Deivid Valério Gaia

Deivid Valério Gaia

Deivid Valério Gaia é Professor de História da antiguidade romana no Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (desde 2014). É professor permanente do Programa de Pós Graduação em Letras Clássicas da UFRJ. Foi antigo professor de História Antiga das Universidades Federais de Pelotas e do Pampa (de 2010 a 2014). Em 2013, concluiu seu doutorado em História econômica e social pela École des Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS) e em História Social pela (USP), sob a orientação de Jean-Michel Carrié e de Norberto Guarinello e coorientação de Jean Andreau. Em 2009, concluiu seu mestrado em História Econômica e Social pela EHESS, sob a orientação de Jean Andreau. Em 2007, concluiu a graduação em História pela Universidade de Paris VIII (com diplomas revalidados pela USP). Em 2003, iniciou seus estudos em História na Universidade Estadual de Maringá, sob a orientação de Renata B. Venturini. Atualmente, é coordenador de Licenciatura do Instituto de História da UFRJ (desde 2016), é coordenador da área de História Antiga da UFRJ (desde 2014) e do Laboratório de História Antiga - LHIA (desde 2014). É membro do Laboratório de Estudos sobre o Império Romano (LEIR/USP) e do Espaço Interdisciplinar de estudos da Antiguidade (ATRIUM/UFRJ). Desenvolve seu projeto de pesquisa e extensão sobre História econômica e social do mundo romano, entre os séculos III a.C. e VI d.C. Além de História econômica e social, também orienta, no quadro das atividades do Laboratório de História Antiga da UFRJ, pesquisadas ligadas à antropologia, gênero, história da arte, do direito, da cultura, das religiosidades e militar do mundo romano.

E-mail: dvgaia@hotmail.com

Currículo Lattes

Temas de orientação

História Antiga Romana: República, Império e Antiguidade tardia; Economia e sociedade do Mediterrâneo Antigo: historiografia, literatura, epigrafia, numismática e direito; História econômica e social: instituições, poder, prática e discurso.

 
Dilton Cândido Santos Maynard

Dilton Cândido Santos Maynard

Possui graduação em Licenciatura Plena Em História pela Universidade Federal de Sergipe (1999), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe (2002), doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2008) e Pós-Doutorado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Professor colaborador no Programa de Pós-graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC/UFRJ). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFS (PPGED/UFS). Tutor do Programa de Educação Editorial (PET História). Pesquisador Visitante na Universidade de Pernambuco (UPE) apoiado pela FACEPE. Membro da Câmara Básica e da Câmara Superior de Assessoramento Técnico e Avaliação da Fundação de Amparo à Pesquisa e à Inovação do Estado de Sergipe - FAPITEC. Participou como Avaliador do Processo de Avaliação no PNLD (2010,2011, 2012, 2013) e foi Coordenador Adjunto (2014 E 2015). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Tempo Presente, atuando principalmente nos seguintes temas: tempo presente, memória, cibercultura, cotidiano, extremismos e internet.

E-mail: dilton@getempo.org

Currículo Lattes

Temas de orientação

História e Cibercultura; História Digital; Ciberativismo; Intolerância nos séculos XX e XXI; Movimentos de Extrema-Direita;  Movimentos políticos na América do Sul; Segunda Guerra Mundial.

 
Fábio de Souza Lessa

Fábio de Souza Lessa

Possui Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, vinculado ao Laboratório de História Antiga e ao Programa de Pós-Graduação em História Comparada (PPGHC) do Instituto de História da UFRJ e ao Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas (PPGLC) da Faculdade de Letras da UFRJ. Integra os seguintes Grupos de Pesquisa: Laboratório de História Antiga (UFRJ), Sport: Laboratório de História do Esporte e do Lazer (UFRJ), Núcleo de Estudos de Representações e de Imagens da Antiguidade (UFF), ATRIUM - Espaço Interdisciplinar de Estudos da Antiguidade (UFRJ) e ARCHAI: As Origens do pensamento Ocidental (UnB). É membro colaborador do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra. Tem experiência na área de História, com ênfase em Grécia Antiga, atuando principalmente nos seguintes temas: História do Gênero e Relações de Poder, Feminino e Masculino em Atenas, Construção de Identidades e Alteridades na Pólis, Práticas Corporais Gregas e Práticas Esportivas na Grécia Antiga. Foi o primeiro diretor do Instituto de História da UFRJ, no período de janeiro de 2011 a julho de 2016. É editor da Revista Phoînix do Laboratório de História Antiga da UFRJ.

E-mail: fslessa@uol.com.br

Currículo lattes

 

Temas de Orientação

Sociedade e Cultura na Grécia Antiga. Relações de Gênero. Práticas Corporais no Mundo Antigo Grego. Historiografia Antiga. Mito e Religião Gregos.

Possui Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, vinculado ao Laboratório de História Antiga e ao Programa de Pós-Graduação em História Comparada (PPGHC) do Instituto de História da UFRJ e ao Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas (PPGLC) da Faculdade de Letras da UFRJ. Integra os seguintes Grupos de Pesquisa: Laboratório de História Antiga (UFRJ), Sport: Laboratório de História do Esporte e do Lazer (UFRJ), Núcleo de Estudos de Representações e de Imagens da Antiguidade (UFF), ATRIUM - Espaço Interdisciplinar de Estudos da Antiguidade (UFRJ) e ARCHAI: As Origens do pensamento Ocidental (UnB). É membro colaborador do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra. Tem experiência na área de História, com ênfase em Grécia Antiga, atuando principalmente nos seguintes temas: História do Gênero e Relações de Poder, Feminino e Masculino em Atenas, Construção de Identidades e Alteridades na Pólis, Práticas Corporais Gregas e Práticas Esportivas na Grécia Antiga. Foi o primeiro diretor do Instituto de História da UFRJ, no período de janeiro de 2011 a julho de 2016. É editor da Revista Phoînix do Laboratório de História Antiga da UFRJ.
 
Fernando Luiz Vale Castro

Fernando Luiz Vale Castro

Professor Adjunto de História da América da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Pós-Graduação em História Social (PPGHIS), desenvolvendo pesquisa sobre intelectuais latino- americanos que pensaram projetos nacionais e continentais nas últimas décadas do século XIX e nas primeiras do século XX, com destaque para as diferentes formulações sobre o conceito de raça. Pesquisador do PEA (Programa de Estudos Americanos) da UFRJ. Graduado, Bacharelado e Licenciatura, em História pela Universidade Federal Fluminense em 1996, com mestrado em História Social pela mesma Universidade em 2001. Doutor em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 2007.

E-mail: valecastroufrj@gmail.com

Currículo Lattes

 

Temas de orientação

 

 
Flávio dos Santos Gomes

Flávio dos Santos Gomes

Possui licenciatura em Historia pela UERJ (1990), bacharelado em Ciências Sociais pela UFRJ (1990), mestrado em História Social do Trabalho (1993) e doutorado em História Social (1997), ambas pela Unicamp. Atua como professor dos programas de pós-graduação em Arqueologia (Museu Nacional/UFRJ), História Comparada (UFRJ) e História (UFBA). Tem publicado livros, coletâneas e artigos em periódicos nacionais e estrangeiros, atuando na área de Brasil colonial e pós-colonial, escravidão, amazônia, fronteiras e campesinato negro. Em 2009 obteve a John Simon Guggenheim Foundation Fellowship. É atualmente pesquisador Cientista do Nosso Estado da FAPERJ. Desenvolve pesquisas em história comparada, cultura material, escravidão e pós-emancipação no Brasil, América Latina e Caribe, especialmente Venezuela, Colômbia, Guiana Francesa e Cuba. Atua no Laboratório de Estudos de História Atlântica das sociedades coloniais e pós-coloniais (LEHA) do Instituto de História da UFRJ.

E-mail: escravo@prolink.com.br

Currículo Lattes

Temas de orientação

Escravidão. Campesinato. Pós-emancipação. Fronteiras.

 
Gabriel Aladrén

Gabriel Aladrén

Professor do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), cursou a graduação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e possui mestrado e doutorado pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem experiência de pesquisa e ensino nas áreas de História da América e do Brasil e seus estudos exploram as dimensões sociais, econômicas e políticas da escravidão atlântica entre os séculos XVII e XIX.

E-mail: gabriel.aladren@gmail.com

Currículo Lattes

Temas para orientação

Escravidão, estruturas econômicas, relações sociais e políticas no mundo atlântico.

 
Iamara da Silva Viana

Iamara da Silva Viana

Pós-doutora em História pelo PPGHC/UFRJ; Doutora em História Política pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ, com estágio na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS/Paris), Mestre em História Social pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ, Especialista em História do Brasil/UERJ, Bacharel e licenciada em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ. Atualmente, é Professora Adjunta do Departamento de Ensino Aplicado à Educação da UERJ; Professora agregado 3, da Pontifica Universidade Católica do Rio de Janeiro/PUC-Rio ministrando aulas na disciplina Estágio Supervisionado II, Laboratório de Ensino e Aprendizagem em História, História do Brasil II e História Política, Economia e Social do Brasil; Professora Credenciada da Pós-Graduação em História Comparada da UFRJ (PPGHC/UFRJ). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, História da Escravidão no Brasil, Morte de Escravizados e suas doenças, Ensino de História, História da Cultura Afro-brasileira na Educação Básica, Memória e Patrimônio. É coordenadora da Pós-Graduação em História e Cultura Afrodescendente da PUC-Rio; Coordenadora do PIBID História PUC-Rio (2018-2020); Coordenadora Residência Pedagógica História PUC-Rio (2020).

E-mail: ia.sviana@gmail.com

Currículo Lattes

Temas para orientação

Escravidão; Saúde e doenças de africanos e seus descendentes no século XIX; Pós-Emancipação; Relações étnico-raciais no Brasil; Ensino de História.

 
Ivo Jose de Aquino Coser

Ivo Jose de Aquino Coser

Possui licenciatura em História pela Universidade Federal Fluminense (1990), mestrado em Ciência Política pela Sociedade Brasileira de Instrução - SBI/IUPERJ (1994) e doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pela Sociedade Brasileira de Instrução - SBI/IUPERJ (2006). Leciona Pensamento Político Brasileiro no Programa de Pós-Graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professor adjunto no Departamento de Ciência Política da UFRJ. Membro do Núcleo de Teoria Política da UFRJ (NUTEP).Tem experiência na área de Ciência Política, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria Política Contemporânea, Representação Política História dos Conceitos e Pensamento Político brasileiro. Sua tese de doutorado recebeu o prêmio IUPERJ de Tese de doutrado em Ciência Política em 2007.É autor do livro Visconde do Uruguai: centralização e federalismo no Brasil 1823-1866.Editora UFMG/IUPERJ,2008.Publicou em vários periódicos tais como Brazilian Political Science Review, Revista Brasileira de Ciências Sociais e Revista Dados.

E-mail: ivocoser@bol.com.br

Currículo Lattes

Temas de orientação

Instituições Políticas Brasileiras: Império e República. Transição do Regime Autoritário para a Democracia na América Latina. Pensamento Político Brasileiro. Teoria Política Contemporânea. História dos Conceitos.

 
Jorge Victor de Araújo Souza

Jorge Victor de Araújo Souza

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2011). É professor de História da América Colonial na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Participa de três grupos de pesquisa cadastrados no CNPq. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da América portuguesa e espanhola e História Moderna, atuando principalmente nos seguintes temas: Representação dos conhecimentos e das ciências; Inserção social e expansão territorial de ordens religiosas no período moderno; representações iconográficas da expansão ultramarina; saberes nas Américas. É docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (UFRJ) e membro titular do Comitê de Ética em Pesquisa do CFCH da UFRJ para área de Ciências Humanas desde novembro de 2015.

E-mail: jvictoraraujos@gmail.com

Currículo Lattes

 

Temas de orientação

Representação dos conhecimentos e das ciências; Inserção social e expansão territorial de ordens religiosas no período moderno; representações iconográficas da expansão ultramarina; saberes nas Américas.

 
José Costa D'Assunção Barros

José Costa D'Assunção Barros

Possui doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (1999), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1994), graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), graduação em Música (Composição Musical) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em História Comparada da UFRJ (PGHC), e Professor Associado da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Na área de História, tem atuado principalmente com temáticas ligadas às seguintes áreas: Historiografia, Teoria da História, Metodologia da História, História Cultural, História das Artes, Cinema-História, História da Literatura. Na área de Música, tem desenvolvido pesquisas na área de Musicologia Histórica e História da Música. Publicou 30 livros e cerca de duzentos artigos, trinta e dois dos quais em revistas internacionais. Entre os livros publicados, destacam-se: "O Campo da História", "Cidade e História ", "O Projeto de Pesquisa em História", "Raízes da Música Brasileira", "Teoria da História", em cinco volumes, e "A Construção Social da Cor" (os dois primeiros foram traduzidos para o Espanhol e publicados no exterior). Organizou quatro livros coletivos ("A Historiografia como Fonte Histórica", "História Digital"; "Cinema-História" ; "Espacialidades - espaço e cultura na História"). Participa do Conselho Consultivo ou do corpo de pareceristas de vários periódicos acadêmicos, inclusive no exterior. É fundador e coordenador do laboratório de pesquisas LAPETHI.

E-mail: joseassun57@gmail.com

Currículo Lattes

Temas de orientação 

Teoria da História. Historiografia. História das Artes (Cinema, Música, Artes Visuais, Literatura, Arquitetura, Teatro, HQ). Desigualdades e Diferenças Sociais.

 
José Jairo Vieira

José Jairo Vieira

Professor Associado da Faculdade de Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), do Progreama da Hisotira Comparada (PPGHC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Criador e Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Desigualdade e Diversidade de Corpo, Raça e Gênero (LADECORGEN) da UFRJ (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9825416585269352). Coordenador do GT Esporte, Cultura e Sociedade da Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais (ANPOCS - anos de 2002,2003,2004,2005,2007 e 2019). Coordenador do GT Sociologia do Esporte e Lazer da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS - anos de 2003, 2005, 2009, 2011, 2013, 2015, 2017 e 2019). Coordenador do Gt de Sociologia do Esporte do Congresso Luso-Afro Brasileiro de Ciências Sociais (CONLAB),nos encontros de Salvador (2011), Portugal (2015). Possui duas graduações: uma em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1991) e outra em Ciências Sociais:Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Ciências do Esporte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995) e Doutorado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro/IUPERJ (2001). Principais áreas de atuação e de orientação de IC, de mestrado e doutorado, Políticas de Acesso e Permanência no Ensino Superior; Movimentos Socais, Sociologia do Esporte; Corpo, Educação e Sociedade; Desigualdade e discriminação de gênero e raça, Esporte, Sociedade e Educação; Corpo, Gênero e Educação; Racismo e esporte; Estudos Econômicos, Educacionais, Sociais, Históricos e Estatísticos da Relações Raciais, temas em EaD.

E-mail: jairo.vieira@uol.com.br

Currículo Lattes

Temas para orientação

Decolonialidade. Relações étnico-raciais. Esporte e sociedade. Ensino Superior. Educação antirracista.

 
Juliana Beatriz Almeida de Souza

Juliana Beatriz Almeida de Souza

Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense(1993), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense(1996), doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense(2002) e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo(2007). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da América. Atuando principalmente nos seguintes temas: Igreja Católica, expansão portuguesa ultramarina, devoção mariana.

E-mail: jbeatrizufrj@gmail.com

Currículo Lattes

 

 
Leila Rodrigues da Silva

Leila Rodrigues da Silva

Concluiu o doutorado em História Social pela UFRJ em 1996. Possui Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e pelo Instituto Teológico Franciscano - Universidade São Francisco. É professora Titular do Instituto de História da UFRJ, atuando na graduação e na Pós-graduação. Possui publicações e orienta monografias, dissertações e teses relacionadas à produção intelectual eclesiástica nos reinos romano-germânicos, foco das suas pesquisas (https://pem.historia.ufrj.br/leila.htm). É, juntamente com a professora Andréia Cristina Lopes Frazão da Silva, Paulo Duarte Silva e Paulo Pachá, coordenadora do Programa de Estudos Medievais (PEM-UFRJ).

E-mail: leilarodrigues@historia.ufrj.br

Currículo Lattes

Temas para orientação

Produção Intelectual Eclesiástica nos Reinos Romano-Germânicos e na Alta Idade Média. Relações de Poder nos Reinos Romano-Germânicos e na Alta Idade Média. Religião e Religiosidade nos Reinos Romano-Germânicos na Alta Idade Média.

 
Lorena Lopes da Costa

Lorena Lopes da Costa

Professora Adjunta de História Antiga na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutora (2016), mestre (2012) e licenciada (2009) em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Realizou o doutorado sob orientação do Prof. José Antonio Dabdab Trabulsi, com período de doutorado-sanduíche de um ano (2015) sob a orientação do Prof. François Hartog, na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS - Paris), bem como um ano (2013-2014) de estágio doutoral sob a orientação do Prof. Pierre Ellinger, na Université Paris VII - Denis Diderot. No doutorado, pensou o herói grego e sua recepção, em contextos de guerra, examinando os usos do passado na tragédia grega e no romance francês. No mestrado, sob orientação da Profa. Heloísa Starling, investigou as relações entre história e literatura a partir do Grande Sertão: Veredas. Atualmente, dá continuidade à pesquisa sobre sobre o herói grego e os procedimentos de recepção e resposta à tradição heroica grega na literatura de João Guimarães Rosa. Atua na área de História Antiga; Estudos de recepção; Historiografia Antiga; Virada Linguística. Interessa-se pelas relações entre História e Ficção; Historiografia Antiga; Literatura e língua grega; Literatura Brasileira. Participa de: Laboratório de História Antiga (Lhia - UFRJ); Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC); Antiguidade e Modernidade: História Antiga e Usos do Passado (UFPR/ UNIFESP); International Network for Theory of History (INTH); Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia (SBTHH); Núcleo Interdisciplinar de Estudos Teóricos (NIET).

E-mail: lorenalopes85@gmail.com

Currículo Lattes

Temas para orientação

Poesia épica grega; Teatro grego; Historiografia antiga; Recepção da Antiguidade grega (ou usos do passado) na literatura; Recepção da Antiguidade grega na literatura brasileira; Recepção da Antiguidade grega na literatura de João Guimarães Rosa.

 
Maria Regina Candido

Maria Regina Candido

Possui Doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) com estágio na EFA: Escola Francesa de Atenas/Grécia e Mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) . Atualmente é Professor Associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ, coordenadora do Núcleo de Estudos da Antiguidade/NEA/UERJ (P.710/SR-3) e coordenadora do Curso de Especialização de História Antiga e Medieval da UERJ (Lato Senso). Atua junto ao programa de Pós Graduação da História Comparada/UFRJ e da Pós-Graduação de História da UERJ. Tem experiência na área de História, Filosofia , Antropologia e Arqueologia com ênfase em sociedades antigas grega e romana. Interage com a área de Teoria e Metodologia na construção do conhecimento em História aplicados principalmente nos temas sobre: rituais, práticas mágicas, análise do discursos, praticas sociais, politica e na recepção dos estudos clássicos junto ao "Iluministas do sec XVIII". Atua ativamente na área de orientação de alunos de graduação e da pós-graduação, recebendo, inclusive premiação PIBIC/UERJ, Moção de Honra e Reconhecimento da ALERJ. Membro da Society for Historical Archaeology - SHA/USA.

E-mail: medeiacandido@gmail.com

Currículo Lattes

Temas de orientação

Formas de Representação Discursiva Textual e Imagética relativa à Religião. Mito e Magia nas Antiguidades Clássica e Helenística.

 
Marta Mega de Andrade

Marta Mega de Andrade

Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1990), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1994), doutorado em História Social (2000) e pós-doutorado na área de Arqueologia pela Universidade de São Paulo (2007). Desde 1997 é professora do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando no Programa de Pós-graduação em História Social e também no Programa de Pós-Graduação em Arqueologia do Museu Nacional. Com especialização na área da História Antiga grega, atua em pesquisas de História das mulheres; história comparada do pensamento político; política e sociedade no mundo grego antigo; historiografia, filosofia e teoria da História.

E-mail: martamega@gmail.com

Currículo Lattes

Temas para orientação

História do gênero e história social das mulheres; história comparada do pensamento político; política e sociedade no mundo grego antigo; historiografia e teoria da história; história e filosofia.

 
Monica Esmeralda Bruckmann Maynetto

Monica Esmeralda Bruckmann Maynetto

Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Bacharel em Ciências Sociais. É Professora do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Diretora de Pesquisa da Cátedra e Rede da UNESCO sobre Economia Global e Desenvolvimento Sustentável ? REGGEN, Coordenadora do grupo de Trabalho Geopolítica, integração regional e sistema mundial do Conselho Latinoamericano e Caribenho de Ciências Sociais-CLACSO, Presidente da Agência Latinoamericana de Informação-ALAI, membro permanente do claustro de orientadores de doutorado de administração da Universidade Nacional Autônoma do México-UNAM e pesquisadora da Rede de Estudos de Economia Mundial ? REDEM, com sede na Universidade de Puebla-México. Foi assessora da Secretaria Geral da União de Nações Sulamericanas (UNASUL) e Diretora do Instituto de Pesquisa Social Perúmundo (Lima) . Seu livro "Dialética e imprensa revolucionária em José Carlos Mariátegui" foi traduzido ao mandarim e publicado recentemente pela editora da Academia Chinesa de Ciências Sociais. Seu último livro "Recursos naturales y la geopolítica de la integración sudamericana" foi publicado em espanhol no Peru, Equador, Venezuela, Argentina e Bolivia e atualmente se prepara a edição em português e inglês. Colaborou com jornais e revistas entre os quais destaca o jornal francês Le Monde Diplomatique. Seus trabalhos foram traduzidos para o espanhol, inglês, português, francês, alemão, italiano, árabe, coreano, búlgaro, russo, holandês, esperanto, japonês, norueguês, polonês, servo-croata, crioulo, e chinês.

E-mail: monicabruckmann@gmail.com

Currículo Lattes

Temas de orientação

Pensamento social e marxismo latinoamericano; Processos sociais e políticos na América Latina: Estado e democracia, territórios e conflito social, Estados pluri-nacionais, militarização; Geopolítica, sistema mundial e integração regional; Recursos naturais, desenvolvimento e soberania.

 

 
Paulo Duarte Silva

Paulo Duarte Silva

Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Membro do Programa de Pós-graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Mestre (2009) e Doutor (2014) pelo Programa de Pós-graduação em História Comparada da mesma instituição (PPGHC-UFRJ). Atuou como Professor substituto em História Medieval pela UFRJ em 2010, e no ensino privado superior entre julho de 2013 e junho de 2014 (FGV e UNILASALLE). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Antiga e Medieval, especificamente nos períodos da Antiguidade Tardia, Primeira e Alta Idade Média.

E-mail: pauloduartexxi@hotmail.com

Currículo Lattes

Temas para orientação

Igreja Medieval. Sermões e Pregação Medieval. Concílios da Igreja Medieval. Bispos e Gestão de Crises. Calendário e Festas Cristãs. Tempo, Trabalho e Lazer no Medievo. Reinos Bárbaros / Romano-Germânicos do Ocidente. Idade Média e Medievalidade.

 
Paulo Henrique de Carvalho Pachá

Paulo Henrique de Carvalho Pachá

Professor de História Medieval na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desde 2019. Membro dos grupos de pesquisa "NIEP-Marx-PréK" (subseção do NIEP-MARX), do "PEM - Programa de Estudos Medievais" e de ?TOLETUM ? Red para la investigación sobre la Península Ibérica en la Antigüedad?. Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Federal Fluminense (2009); Mestre em História pela Universidade Federal Fluminense (2012); e Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (2015) com período de estágio no Centro de Ciencias Humanas y Sociales del CSIC (Madri - Espanha, 2013), com bolsa de pesquisa do programa PDSE-CAPES, e na Casa de Velázquez (Madri - Espanha, 2015), com bolsa de pesquisa da própria instituição. Realizou pesquisa pós-doutoral no Institut für Mittelalterforschung (Viena - Áustria, 2016), com bolsa de pesquisa da Österreichischen Akademie der Wissenschaften (programa Joint Excellence in Science & Humanities); e também na Universität Hamburg (Hamburgo - Alemanha, 2016-2017), com bolsa da Fritz Thyssen Stiftung. Foi Professor horista de História Medieval na Fundação Getúlio Vargas (2014-2016) e Professor Adjunto de História Medieval na Universidade Federal Fluminense - Campos dos Goytacazes (2017-2019). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Medieval, atuando principalmente nos seguintes temas: História do Reino Visigodo, relações de poder, economia medieval, etnicidade e apropriações contemporâneas do passado medieval.

E-mail: phpacha@gmail.com

Currículo Lattes

Temas para orientação

História do Reino Visigodo. Relações de Poder na Alta Idade Média. Economia Medieval. Etnicidade na Idade Média. Apropriações contemporâneas do passado medieval. Política e Economia na Antiguidade Tardia. Teoria Marxista.

 
Pedro Vieira da Silva Peixoto

Pedro Vieira da Silva Peixoto

Professor Adjunto de História Antiga da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), tendo realizado parte do doutorado em Arqueologia na Universidade de Manchester (Reino Unido), durante um ano, na modalidade PDSE. Entre 2018 e 2021, realizou seu Pós-Doutorado em História Comparada na Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC-UFRJ). Desde 2022, é coordenador da área de Antiga do IH-UFRJ. Antes disso, atuou no Middlebury College (Vermont, EUA) e como professor-tutor no consórcio UNIRIO-CEDERJ. Sua pesquisa envolve o estudo da cultura material da Antiguidade, em particular, com recorte nas sociedades ditas “celtas”. Sua tese de doutorado sobre morte, gênero e a Idade do Ferro bretã foi premiada pelo PPGH-UFF e indicada ao prêmio CAPES de teses.

E-mail: ito_pedro@hotmail.com

Currículo Lattes

Temas para orientação

Celtas antigos e suas recepções. Arqueologia de gênero. Discursos textuais e cultura material das mulheres celtas. Morte e ritos funerários entre os antigos celtas. Arqueologia da Idade do Ferro europeia. Bretanha pré-romana. Barbárie e alteridade na Antiguidade.

 
Rafael Pinheiro de Araujo

Rafael Pinheiro de Araujo

Professor Adjunto de História da América da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pesquisador associado ao Laboratório de Estudos da Imigração (LABIMI)/UERJ Doutor em História pelo Programa de Pós-Graduação em História Comparada (PPGHC)/UFRJ (2013). Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em História Comparada (PPGHC) da UFRJ. Membro do Grupo de Trabalho (GT) de Ensino de História e Fontes da Associação Nacional de Pesquisadores e Professores de História das Américas (ANPHLAC). Participa como historiador convidado do projeto "1914-1918-online. International Encyclopedia of the First World War" organizado pela Freie Universität e pelo Friedrich-Meinecke-Institut. É membro do Grupo de Estudos do Tempo Presente (GET) da UFS e do Grupo de Pesquisa Estudos de História do Tempo Presente da PUC/RS.

E-mail: rafa.ara@gmail.com

Currículo Lattes

Temas para orientação

História contemporânea da América Latina. Ditadura e democracia na América Latina. Práticas e representações da esquerda contemporânea. Minorias e movimentos de resistência política. Histórias políticas e sociais da Bolívia, do Equador e da Venezuela.

 
Raissa Brescia dos Reis

Raissa Brescia dos Reis

Professora Adjunta de História da África no Instituto de História da UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Doutora e Mestre em História Social da Cultura pelo Programa de Pós-Graduação em História da UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS e Doutora pela UNIVERSITÉ DE BORDEAUX MONTAIGNE. Suas áreas de interesse e trabalho transitam no campo da história intelectual e política da África e de suas diásporas, principalmente no século XX, voltando-se principalmente para o Movimento da Négritude e do Pan-africanismo, por meio da revista Présence Africaine, assim como para as independências dos países oeste-africanos, para os Estudos de Gênero e os feminismos negros e africanos.

E-mail: rah.brescia@gmail.com

Currículo Lattes

Temas para orientação

História da África; História Intelectual africana e afro-diaspórica.

 
Thaina Schwan Karls

Thaina Schwan Karls

Doutora em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2017); Mestre em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi (2009); Especialista em Padrões Gastronômicos pela Universidade Anhembi Morumbi (2006); Graduada em Gastronomia pela Faculdade Novo Milênio (2004). Professora Adjunta do Curso de Gastronomia do Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC/UFRJ) e no Programa de Pós-Graduação em História Comparada (PPGHC/UFRJ). Trabalha com Projetos de Pesquisa e Extensão na UFRJ. Atualmente coordena o grupo de pesquisa Estudos Históricos da Alimentação e Gastronomia no Brasil - INJC / UFRJ. Tem experiência didática, profissional e publicações nas áreas de Gastronomia, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Alimentação e da Gastronomia, Culinária Brasileira, Hospitalidade e Comensalidade.

E-mail: thainaschwan.ufrj@gmail.com

Currículo Lattes

Temas para orientação

História da alimentação e da Gastronomia; Culinária Brasileira; Hospitalidade e Comensalidade.

 
Victor Andrade de Melo

Victor Andrade de Melo

É professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando no Programa de Pós-Graduação em História Comparada/Instituto de História e no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, onde também leciona na graduação. Nesta universidade, foi coordenador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (2017-2019), bem como vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em História Comparada. É também professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos do Lazer/Universidade Federal de Minas Gerais. Atuou em programas de mestrado na Argentina, Colômbia e Uruguai. Realizou estudos de pós-doutorado em Teoria Crítica da Cultura, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (sob supervisão de Heloísa Buarque de Hollanda); em História Social, na Universidade Federal Fluminense (sob supervisão de Daniel Aarão Reis); em Educação, na Universidade Federal de Santa Catarina (sob supervisão de Alexandre Vaz) e em Geografia, na Universidade Federal Fluminense (sob supervisão de Márcio Piñon). É bolsista de Produtividade de Pesquisa desde 2003. Foi agraciado em três oportunidades com o auxílio Cientista de Nosso Estado/Faperj (2013-2016; 2017-2019; 2019-2022), depois de ter sido por duas vezes Jovem Cientista do Nosso Estado/Faperj (2003-2005; 2009/2011). É coordenador do Sport: Laboratório de História do Esporte e do Lazer (www.sport.historia.ufrj.br) e membro do Laboratório de Estudos da Educação do Corpo (Labec/UFRJ). Já coordenou projetos de caráter internacional (com recursos do Programa Prosul/CNPq, com países da América do Sul, e do Programa CPLP/CNPq, com países da África). Foi dirigente de entidades científicas nacionais (Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte e Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Estudos do Lazer) e internacionais (Red Iberoamericana de Animación Sociocultural e Fórum Permanente de Tiempo Libre y Recreación).

E-mail: victor.a.melo@uol.com.br

Currículo Lattes

Temas para orientação

História do Esporte. História da Diversão. História das Práticas Corporais.

 
Wallace dos Santos de Moraes

Wallace dos Santos de Moraes

Professor Associado do Departamento de Ciência Política e dos Programas de Pós-Graduação História Comparada (PPGHC) e em Filosofia (PPGF) todos da UFRJ.
Pesquisador membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT/PPED). Realizou Pós-Doutorado na University of Florida e no INCT/PPED.
É membro da ABPN (Associação Brasileira de Pesquisadores Negros). Desde 2018, é bolsista do Programa Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ.

Pesquisa questões comparadas decoloniais, antirracistas, pensamentos e culturas negras, indígenas e anarquistas como forma de materialização de uma verdadeira democracia.
É editor da Revista Estudos libertários da UFRJ: https://revistas.ufrj.br/index.php/estudoslibertarios/article/view/39358

Líder dos grupos de pesquisas: CPDEL (Coletivo de Pesquisas Decoloniais e Libertárias): https://cpdel.ifcs.ufrj.br/ e OTAL (Observatório do Trabalho na América Latina) https://otal.ifcs.ufrj.br/

É coordenador do canal no YouTube do CPDEL/UFRJ: https://www.youtube.com/channel/UCI6ALgmE_efoCONkrPmQ9fw
e da plataforma do grupo de pesquisas de Podcast no Spotify: https://open.spotify.com/show/2aEOafBMp81jI71UpWRe3V

Atua também em projeto de extensão junto a escolas públicas pelo resgate e promoção das culturas e dos saberes de negros, indígenas e libertários.

É autor de vários artigos (ver: https://cpdel.ifcs.ufrj.br/) e livros acadêmicos.

E-mail: wktmoraes@outlook.com

Currículo Lattes

Temas de interesse:
Tem interesse em orientar alunos que partem da perspectiva teórica decolonial e libertária na busca pelo combate ao triplo epistemicídio contra as culturas e os saberes de negros, indígenas e anarquistas em diversos contextos históricos, geográficos e filosóficos. Também estuda as Regulações Trabalhistas na América Latina; Teoria Política Anarquista; e a Relação entre Representação Política, Plutocracia e Democracia. Também perscruta movimentos sociais autônomos, indígenas e negros na América Latina. Acompanhe o canal no YouTube para saber mais de suas pesquisas: https://www.youtube.com/channel/UCI6ALgmE_efoCONkrPmQ9fw