InteriorIFCS1080

José D’Assunção
Ivo Coser
Monica Bruckmann (suplente)

A Comissão de Finanças, que é formada por docentes e tem como objetivo atuar junto com a coordenação no planejamento da aplicação dos recursos advindos do PROAP e afins, é a responsável por avaliar as solicitações de auxílio financeiro realizadas por discentes e docentes para participação ou organização de eventos acadêmicos.

Comissão de Bolsas

Alexander Zhebit
Gabriela Marques (discente Doutorado)
Jerrison Patu (discente mestrado)
José Jairo
Juliana Beatriz
Lorena Lopes (suplente)
Raissa Brescia

É composta por docentes e representação estudantil do Programa, acompanha o desempenho acadêmico dos bolsistas de Mestrado e Doutorado do PPGHC por meio de relatórios anuais elaborados pelos bolsistas. A comissão é responsável pela definição das exigências que servem como eixos norteadores para a redação dos relatórios. Além disso, contribui na construção e revisão dos Editais de Bolsa do PPGHC.

Comissão Discente

André Chevitarese
Daniel Justi
Débora El Jaick
Fernando Castro
Flávio Gomes
Pedro Peixoto
Regina Candido
Raissa Brescia

Subsidiada pela secretaria, a comissão é formada por professores, e seu objetivo é dar pareceres às demandas feitas pelos discentes de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado do nosso Programa. Após a emissão dos pareceres, eles são encaminhados à Secretaria, que os pauta na reunião mensal do Colegiado.

Comissão Sucupira

Andréia Frazão
Bruno Carvalho
Daniel Justi
Fábio Lessa
Regina Cândido
Thaina Schwan
Vanessa Marcondes
Antonio Barbosa (discente)
Gabriela Marques (discente)
Isis Sá (discente)
Jerrison Patu (discente)
Lennyse Barbosa (discente)

A comissão é composta por docentes, discentes e técnicos do PPGHC. Seu objetivo central é planejar e realizar atividades de coleta de dados, informações e produção de relatórios anuais referentes aos corpos docente, discente e de egressos do programa, para posterior inserção na Plataforma Sucupira da CAPES. Ao longo do ano, a Comissão também apresenta fatos e informações sobre a situação anual do PPGHC em suas reuniões de colegiado.

Comissão Editorial da Revista de História Comparada (RHC)

Andréia Frazão
Débora El Jaick
Flávio Gomes
Iamara Viana (editora)
Leila Rodrigues
Rafael Araújo
Victor Melo

Formada por docentes e discentes vinculados ao PPGHC, a Comissão é responsável pela gestão editorial e operacional da RHC: por um lado, a formulação, implementação e avaliação de políticas editoriais; por outro lado, os processos necessários para a publicação regular (dois números por ano) da Revista em formato digital.

Comissão de Autoavaliação

Andréia Cristina Lopes Frazão da Silva
André Rocha de Oliveira (egresso - suplente)
Andréa Reis Ferreira Torres (discente)
Beatriz Bissio (suplente)
Gabriel Aladrén
Mariane Godoy da Costa Leal Ferreira (discente - suplente)
Paulo Henrique de Carvalho Pachá
Renata Cardoso de Sousa (egressa)
Vanessa Florentino Marcondes dos Reis (técnica)

A Comissão de Autoavaliação do PPGHC tem como objetivo fazer diagnósticos periódicos do desenvolvimento do programa, a fim de verificar se as metas traçadas pelo planejamento estratégico interno, bem como o elaborado para a Pós-graduação da UFRJ, estão sendo alcançadas. Assim, levantamos, sistematizamos e analisamos dados à luz dos objetivos previamente traçados, bem como disponibilizamos, em forma de relatório, os resultados a que chegamos.

Comissão de Internacionalização

Andrea Torres (discente)
Gabriela Marques (discente)
Lorena Lopes
Paulo Pachá
Roberto Leonardo (discente)

A Comissão de Internacionalização do PPGHC tem como objetivos principais a ampliação e aprofundamento das ações de internacionalização do Programa. Para atingir estes objetivos, pretende-se sistematizar e divulgar as ações já em curso, assim como fomentar novas ações. Desta forma, a Comissão incentiva ações de internacionalização por meio de apoio técnico e lançamento de editais de fomento, além de estabelecer diálogos amplos entre os membros do corpo social do PPGHC com vistas a atingir seus objetivos.

Comissão de Planejamento Estratégico

Bruno Sciberras
Thaina Schwan
Amanda Borges (discente)
João Victor (discente)

A Comissão de Planejamento Estratégico é composta por docentes e discentes do PPGHC. Seu objetivo principal é propor e acompanhar metas estratégicas para o aperfeiçoamento do Programa e do desenvolvimento de suas atividades. Apresenta um estreito diálogo com a Comissão de Auto-avaliação e com as demandas da CAPES em seu processo avaliativo quadrienal. Cabe ainda à Comissão propor direcionamentos de curto, médio e longo prazo para o PPGHC.

Atualizado em 21/02/2024.