InteriorIFCS1080

cadeado

Por meio do Ofício 557/2022, a Reitoria determina o uso obrigatório de máscara nas dependências da UFRJ.


O colegiado do PPGHC, reunido no dia 19 de outubro de 2022, após receber a notícia de que a professora Leila Rodrigues se encontrava hospitalizada, decidiu por elaborar a nota que segue abaixo.

"A professora Leila Rodrigues, docente do PPGHC desde as primeiras discussões relacionadas à sua organização, tem sido uma liderança inestimável junto ao programa. Não só tem formado diversos alunos de mestrado e doutorado, como participa de diferentes comissões, tendo atuado, inclusive, como coordenadora. Também no âmbito da UFRJ, teve um papel fundamental para o desenvolvimento da pesquisa e do ensino de pós-graduação na instituição. Foi conselheira do CEPG, superintendente acadêmica de pesquisa da PR-2 na gestão do professor Aloisio Teixeira e pró-reitora de pós-graduação e pesquisa na gestão do professor Roberto Leher.

O colegiado do PPGHC lamenta o ocorrido e deseja que o restabelecimento da professora Leila Rodrigues seja rápido e completo."

Paulo Duarte p/Comissão Deliberativa do PPGHC.


O Programa de Pós-graduação em História Comparada se solidariza com o Prof. Deivid Valério Gaia. Na sexta-feira, dia 14 de outubro, no contexto das atividades da disciplina “Protagonismo feminino na economia romana”, ofertada pelo Prof. Deivid Gaia, a Prof.ª Dr.ª Sarah Azevedo, da USP, proferiu uma palestra online sobre o tema “Mulheres e Poder no Império Romano”. No início das atividades, um grupo invadiu a sala, de modo remoto, exibindo vídeos gráficos de submissão feminina e mensagens políticas em prol de candidato à presidência com imagens de metralhadoras, silenciando e intimidando os(as) participantes com manifestações misóginas e extremamente violentas.

Infelizmente, tais exibições de violência e ódio têm sido frequentes no ambiente acadêmico, inclusive afetando uma egressa do Programa, em maio passado.

O Programa expressa sua solidariedade ao colega, e reforça seu compromisso inegociável com a pluralidade, a tolerância, a diversidade de ideias e a condenação ao machismo, à violência de gênero e aos discursos de ódio, lamentavelmente, amplamente propagados pelo Brasil na atual conjuntura.

 

Paulo Duarte p/Comissão Deliberativa do PPGHC


Veja mais...